Entenda como acontece a sucessão presidencial no Irã

Atualmente, o primeiro vice-presidente é Mohammad Mokhber, que precisa da aprovação do Líder Supremo, aiatolá Ali Khamenei, para assumir o cargo de presidente interino;

Avalie a matéria:
Ali Khamenei em Teerã | REUTERS

A Constituição iraniana estabelece que, em caso de morte do presidente, o primeiro vice-presidente assume interinamente os poderes e funções do presidente, com a aprovação do Líder Supremo.

ORGANIZAÇÃO DAS ELEIÇÕES: Além disso, a Constituição determina que os três chefes dos poderes da República – o vice-presidente, o presidente do parlamento e o chefe do poder judiciário – devem organizar uma eleição para escolher um novo presidente no prazo de 50 dias após o vice-presidente assumir o cargo interinamente.

O PAPEL DE MOHAMMAD MOKHBER: Atualmente, o primeiro vice-presidente é Mohammad Mokhber, que precisa da aprovação do Líder Supremo, aiatolá Ali Khamenei, para assumir o cargo de presidente interino. Autoridades informaram que Mokhber estava a caminho do local onde o helicóptero do presidente caiu.

AUTORIDADE DO LÍDER SUPREMO: O Líder Supremo do Irã é a autoridade final em assuntos internos e externos na República Islâmica, possuindo mais poder que o próprio presidente do país.

RELAÇÃO ENTRE RAISI E KHAMENEI: Diferente do ex-presidente moderado Hassan Rouhani, o atual presidente Ebrahim Raisi tem promovido uma aliança próxima com KhameneiMuitos iranianos acreditavam que Raisi seria o sucessor de Khamenei como Líder Supremo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES