Ministra Cármen Lúcia é eleita presidente do TSE para o biênio 2024-2026

A presidência é ocupada em uma rotação entre os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) que compõem o tribunal.

Avalie a matéria:
Ministra Carmén Lúcia vai assumir o TSE | Marcelo Camargo / Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na terça-feira (7), a ministra Cármen Lúcia foi eleita presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)para o período de 2024 a 2026. O ministro Nunes Marques assumirá a vice-presidência do tribunal. A cerimônia de posse está agendada para o início do próximo mês.

COMO É A ELEIÇÃO: Essa eleição segue um protocolo padrão estabelecido pelo TSE, no qual a presidência é ocupada em uma rotação entre os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) que compõem o tribunal. Como vice-presidente atual, Cármen Lúcia é a próxima na linha para assumir o comando.

O QUE DISSE A MINISTRA: Em seu discurso breve, a ministra enfatizou o compromisso em manter a Justiça Eleitoral atuando em prol da democracia brasileira. 

"Nos comprometemos a honrar as leis e a Constituição da República, nos comprometemos inteiramente com a responsabilidade e a absoluta dedicação para que o TSE continue presente a cumprir sua função constitucional em benefício da democracia brasileira."

DATAS: Com essa transição, o ministro Alexandre de Moraes deixará a presidência da Justiça Eleitoral em 3 de junho, quando completará o período máximo de dois anos na Corte. Moraes elogiou a trajetória da ministra, destacando que Cármen Lúcia foi a primeira mulher a presidir o TSE, em 2012, durante sua primeira passagem pelo tribunal.

COMPOSIÇÃO: Além da ministra e do ministro, o plenário do TSE é composto pelos ministros efetivos Raul Araújo, Maria Isabel Galotti, Floriano de Azevedo Marques e André Ramos Tavares.

O TSE possui sete ministros no total, sendo três do STF, dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois advogados com notório saber jurídico indicados pelo presidente da República.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES