Site da UFPI sofre ataque hacker e fica fora do ar

O ataque impediu o acesso às informações sobre extensão, pesquisa científica e outros serviços oferecidos pela UFPI aos estudantes.

Avalie a matéria:
Site da Universidade Federal do Piauí sofre ataque hacker | Divulgação - UFPI
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), uma das principais instituições de ensino superior do Nordeste, sofreu um ataque cibernético em seu site na madrugada desta quarta-feira (8). Por um tempo, a plataforma exibiu uma foto do presidente Lula acompanhada de palavras ofensivas e críticas ao governo federal.

O QUE ACONTECEU: O ataque ao sistema da instituição impediu o acesso às informações sobre extensão, pesquisa científica e outros serviços oferecidos pela UFPI aos estudantes. O suposto autor do crime virtual se identificou como "tr4shindex". 

Após a detecção da invasão, a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) tirou o site do ar.

Ataque hacker no sistema da UFPI (Imagem: Reprodução)

O ataque ao sistema também fez críticas aos responsáveis pelo setor de T.I. da UFPI. A instituição lamentou o ocorrido e comunicou que o caso deve ser investigado pela Polícia Federal.

COMUNICADO: Confira a nota de esclarecimento da universidade:

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), informa que detectou, nesta manhã de quarta-feira (08), postagem irregular e indevida no site da Instituição. Imediatamente, a página foi retirada do ar e os dados relativos ao conteúdo estão sendo colhidos por especialistas em tecnologia para os devidos encaminhamentos aos órgãos federais competentes para investigação de suspeita de hackeamento e responsabilização dos autores do ato.

A UFPI lamenta o ocorrido, esclarece que preza pelos princípios democráticos, respeita manifestações pacíficas por meios legais e desaprova qualquer ação dessa natureza.

Informa, ainda, que o site estará temporariamente fora do ar para cumprimento das providências necessárias. Solicita a compreensão da comunidade acadêmica até o restabelecimento do serviço.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES