Onda de calor e chuva torrencial: Inmet emite alerta de 'grande perigo' para 2 regiões

A meteorologista Andrea Ramos explica que o agravamento dos ventos ocorre devido ao deslocamento de uma frente fria que avança pelo estado

Avalie a matéria:
Mapa do Brasil mostrando a tendência climática | Montagem/MeioNews
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Inmet emitiu quatro alertas de chuvas para o estado do Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (8). O alerta de "Grande Perigo" é para tempestades nas regiões sudoeste e sudeste do estado, com chuvas concentradas na parte sul durante a madrugada e manhã. Outras áreas do centro gaúcho enfrentam alertas de "Perigo" devido a tempestades e granizo isolado. A situação de alerta segue para a região Nordeste do Brasil, onde o Inmet emitiu um alerta de "Grande Perigo" para acumulados de chuvas em determinadas localidades.

PERIGO POTENCIAL: Na capital Porto Alegre e nas regiões noroeste, nordeste e centro oriental do Rio Grande do Sul, o alerta é de "Perigo Potencial" com chuvas de até 50 mm/dia e ventos intensos de 40-60 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores e descargas elétricas. A meteorologista Andrea Ramos explica que o agravamento dos ventos ocorre devido ao deslocamento de uma frente fria que avança pelo estado.

CHEGADA DA FRENTE FRIA: O MetSul também alertou para a chegada de uma frente fria associada a um ciclone extratropical na costa da Argentina, que pode causar mais chuvas intensas no Rio Grande do Sul nos próximos dias. O governador Eduardo Leite (PSDB-RS) informou que o estado deve enfrentar temporais, ventos fortes, enchentes e até uma onda de frio entre sexta-feira e domingo, aumentando o risco para as áreas afetadas.

DEMAIS REGIÕES: O número de mortes devido às chuvas no Rio Grande do Sul já chega a 95, com 131 desaparecidos. A região Sudeste, por sua vez, enfrenta uma onda de calor com alerta de "Grande Perigo" para altas temperaturas no Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais. O Norte do Brasil também está em alerta de "Perigo" para chuvas intensas no Amazonas, Amapá e Roraima. O Inmet mantém os alertas até quinta-feira.

Mancha vermelha mostra regiões atingidas por onda de calor — Foto: Reprodução

Alertas emitidos para o Inmet para a região Nordeste do país — Foto: Reprodução

Alertas emitidos para a região Norte do país — Foto: Reprodução

Para mais informações, acesse meionews.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES