Assembleia aprova reajuste para magistério do Piauí em 5,35%

Quanto aos servidores do magistério do ensino básico, foi aprovado um aumento salarial de 5,35%.

Avalie a matéria:
Trabalhos no Plenário da Assembleia Legislativa do Piauí | Thiago Amaral
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Piauí nesta terça-feira (30), dois projetos enviados pelo Governo do Estado foram aprovados, focalizando os servidores públicos e questões fiscais. Na esfera previdenciária, um dos projetos aprovados prevê que o Executivo faça repasses à Previdência em caso de déficit atuarial. 

O QUE ACONTECEU: A matéria, após passar pela Comissão de Administração Pública e Política Social (CAPPS) com parecer favorável de Gustavo Neiva (Progressistas), estabelece uma contribuição extraordinária que pode atingir até o dobro dos 28% atualmente repassados pelo Poder Executivo.

“Tal medida, foi apresentada como estratégica para preservar o equilíbrio financeiro conforme preceitos constitucionais e legais pertinentes. É notório que nos últimos anos o Poder Executivo tem enfrentado desafios significativos refletidos no crescente déficit financeiro apresentado nos exercícios de 2021 a 2023, conforme dados disponibilizados”, afirmou Gustavo Neiva sobre seu relatório.

ENSINO BÁSICO: Quanto aos servidores do magistério do ensino básico, foi aprovado um aumento salarial de 5,35%, conforme relatório positivo de Gustavo Neiva na CAPPS. Esse índice acompanha o reajuste concedido às demais carreiras do Executivo desde março, com previsão de inclusão nos contracheques a partir do pagamento de maio.

DÉBITOS FISCAIS: Além dessas medidas, os deputados aprovaram em Plenário um programa de anistia de débitos fiscais relacionados ao ICMS e ao antigo ICM, após pareceres favoráveis de Henrique Pires (MDB) na CCJ e Dr. Gil Carlos (PT) na Comissão de Fiscalização e Controle, Finanças e Tributação. Espera-se que o Governo inicie rapidamente o período de adesão ao programa, o qual deve encerrar no final de maio, oferecendo descontos de 95%, 80% e 60% dependendo do prazo de pagamento.

CESSÃO DE IMÓVEIS: Além disso, dois Indicativos de Projetos de Lei que visam a cessão de imóveis do Governo para entidades da sociedade civil foram aprovados após passarem pela CCJ. Um deles, de autoria do deputado Ziza Carvalho (MDB), beneficia a Colônia de Pescadores e Aquicultores Z-51 de Conceição de Canindé, contando com relatoria favorável de Gustavo Neiva. O segundo projeto, uma iniciativa de Francisco Limma (PT), apoia os trabalhos da Associação dos Produtores Rurais e Agricultores Familiares do Vale do Gurguéia da Região Sul do Estado do Piauí, relatado pelo presidente da CCJ, Hélio Isaías (PT).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES