Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Exclusivo Gigantes da energia querem instalar 6 projetos no mar do Piauí; detalhes!

Dentre as empresas interessadas em investir no Piauí, destaca-se a Ocean Winds (OW), uma joint-venture eólica offshore formada pelas europeias EDPR e ENGIE.

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Levantamento feito pelo Meio nesta terça-feira, 23 de abril, aponta que no Piauí, seis pedidos de licenciamento junto ao Ibama já foram protocolados, totalizando 13.014 megawatts de potência e envolvendo investimentos de empresas renomadas como Shell, Equinor e Basford. Estima-se que o investimento por gigawatt varie de R$ 13 bilhões a R$ 16 bilhões.

Dentre as empresas interessadas em investir no Piauí, destaca-se a Ocean Winds (OW), uma joint-venture eólica offshore formada pelas europeias EDPR e ENGIE. A OW visa explorar as capacidades eólicas offshore por meio de autorizações do IBAMA, com projetos planejados nos estados do Rio de Janeiro, Piauí, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul. O processo de licenciamento já está em andamento, e no Piauí, o foco principal da empresa é a construção do Vento Tupi, com capacidade de 1 GW.

Leia Mais

Eólicas em alto mar no radar no Piauí (Foto: Pixabay) EM ANÁLISE - O Ibama, como guardião do licenciamento ambiental para projetos eólicos offshore, está investindo na capacitação de sua equipe técnica para garantir análises eficientes e precisas. Através de workshops, eventos e missões internacionais, os analistas do instituto estão se aprofundando nas melhores práticas do setor, buscando agilidade sem comprometer a qualidade da avaliação ambiental.

O coordenador do Ibama para o licenciamento ambiental de energia eólica offshore, Eduardo Wagner da Silva, ressalta que a análise detalhada dos projetos só será iniciada após a aprovação do PL no Congresso Nacional. Essa medida visa otimizar o tempo da equipe, direcionando o foco para projetos com maior potencial de viabilização.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES