Jadyel Alencar apresenta projeto para fechar o cerco contra roubos de celulares

O objetivo é reduzir a incidência de roubos, furtos e o comércio ilegal de dispositivos móveis, além de promover a recuperação dos aparelhos

Avalie a matéria:
Deputado federal Jadyel Alencar | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O deputado federal Jadyel Alencar (Republicanos/PI) apresentou um Projeto de Lei (1239/2024) que cria a Estratégia Nacional de Recuperação de Celulares Roubados. O objetivo da série de ações integradas é reduzir a incidência de roubos, furtos e o comércio ilegal de dispositivos móveis, além de promover a recuperação dos aparelhos com agilidade. 

A proposta prevê a adoção de um software para análise e agrupamento das informações dos registros de furtos e roubos em todo o Brasil, possibilitando a construção de um banco de dados nacional de celulares roubados. Esse banco de dados estará acessível às autoridades para registro e compartilhamento de informações, facilitando o bloqueio e rastreamento imediato dos aparelhos roubados.

Além disso, o projeto incentiva o uso de tecnologias de segurança para identificação e recuperação dos aparelhos, bem como a implementação de sistemas de criptografia e autenticação para proteção de dados pessoais. Também estão previstas campanhas de conscientização sobre os riscos do roubo de celulares, orientando os cidadãos sobre medidas preventivas de segurança.

Segundo o deputado, o projeto aborda diversas estratégias complementares, desde o momento da comunicação do roubo ou furto do aparelho até a sua recuperação. Ele ressalta a urgência de lidar com o problema dos roubos de celulares no Brasil, que impacta diretamente a segurança, a economia e a comunicação na sociedade. A proposta estabelece que as operadoras tenham 36 horas para fornecer as informações solicitadas, e o descumprimento configura ato de desobediência e obstrução à justiça, sujeito a punição conforme a legislação correspondente.

“O projeto inspirado na experiência bem-sucedida adotada no Piauí é completo e possui ações complementares. O roubo de celulares no Brasil se tornou um problema grave e crescente, com impacto direto sobre a economia e na comunicação. A Estratégia que propomos é uma política baseada em evidências”, disse o deputado.

Ação no Piauí é referência

A Secretaria Estadual de Segurança Pública, através da Superintendência de Operações Integradas, vem trabalhando nesse sentido. Nesta quinta-feira (18), está havendo  a restituição de mais de 700 aparelhos celulares, oriundos de furtos e roubos no estado do Piauí. Bem-sucedida, a estratégia piauiense de devolução de celulares vai integrar o sistema 'Celular Seguro', do Ministério da Justiça, e futuramente, integrar o sistema nacional de estratégias proposto no Projeto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES