08/07/2008 - 20h28 Lindalva Miranda
Jornal Meio Norte
O Sindicato dos Eletricitários de São Paulo (Stieesp) alerta sobre a necessidade de medidas preventivas para evitar que o tradicional lazer, uma das mais lúdicas brincadeiras da infância, coloque em risco a vida das crianças e cause problemas para a rede elétrica, em prejuízo da comunidade.
É preciso que os pais e responsáveis orientem sobre o local adequado para empinar pipas: espaços abertos e sem rede elétrica por perto, como parques, praias, campos de futebol e áreas mais afastadas dos centros urbanos. Se enroscadas em postes, transformadores e cabos elétricos, as pipas provocam curtos-circuitos e acionamento de chaves e disjuntores para proteção de equipamentos instalados na rede elétrica, com a conseqüente queda da energia.
Dados
De acordo com a AES Eletropaulo, de janeiro a maio deste ano, foram registradas 5.513 ocorrências, com maior incidência em janeiro, com quase três mil casos. Em 2007, o número ultrapassou os16 mil, com maior índice em julho, com 3.130 registros. Desde 2003, os meses de férias escolares registram os números mais elevados de acidentes, e as ocorrências causadas por pipas crescem.