Ari Carvalho

Coluna do jornalista Ari Carvalho

Com posse de Graça já na próxima semana, PRD terá superchapa de 8 na Câmara

Graça Amorim deve tomar posse na Câmara de Teresina já na próxima semana

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) já comunicou ao Tribunal de Justiça da decisão do TSE de anular todos os votos da chapa de vereadores do PL nas eleições de 2020 em Teresina. 

E o presidente do TJ-PI já deu encaminhamento para a recontagem dos votos na capital, que levará à Câmara a ex-vereadora Graça Amorim, hoje no PRD. Ele já deve assumir na próxima semana.

PL FICA SÓ COM 1

Deixa a Câmara o único vereador eleito pelo PL há quatro anos na cidade, Leonardo Eulálio. Ele tenta a reeleição neste ano na chapa do mesmo PL, que agora tem outro parlamentar na Casa, Luís André (que foi eleito pelo PSL, depois passou ao União Brasil e por fim entrou no PL). 

A chapa do PL tem a pretensão de eleger dois vereadores no dia 6 de outubro, que seriam exatamente Leonardo Eulálio e Luís André. 

A sigla conta com vastos domínios na administração do prefeito Dr. Pessoa, mas como ficará com apenas um voto no plenário a partir deste mês, não se sabe que perderá espaços.

O QUE ACONTECEU:

O PP entrou com ação na Justiça Eleitoral contra a chapa de vereadores do PL em Teresina, alegando fraude na cota de gênero. Várias candidatas da sigla tiveram ZERO votos.

Nos autos, a ex-vereadora Graça Amorim juntou provas que mostram essas candidatas fazendo campanha e pedindo votos para outros candidatos do PL, embora tenham recebido recursos partidários para elas próprias.

Ou seja, eram candidaturas laranjas. Há testemunhos de pessoas e também provas dos pedidos de votos em eventos e redes sociais.

O QUE ACONTECERÁ:

Embora tenha ganho a causa na primeira instância em Teresina, Graça Amorim perdeu no TRE-PI e recorreu ao TSE. 

Como já existe vasta jurisprudência sobre esse tipo de fraude na cota de gênero, inclusive com chapas anuladas no Piauí, como no município de Valença, o Tribunal Superior Eleitoral deu razão a Graça e determinou a anulação dos votos da chapa do PL.

Com a recontagem, a vaga ficará com Graça Amorim, que em 2020 disputou a Câmara pelo PP. Na janela partidária de 2024, conforme permite a legislação eleitoral, Graça se filiou ao PRD e disputa novamente vaga no Legislativo.

Já na próxima semana, após a recontagem, Graça terá cadeira na Câmara de Teresina.

SUPER BANCADA DO PRD

Com a posse de Graça Amorim na Câmara, o PRD terá uma super bancada de 8 parlamentares: 

Bruno Vilarinho

Markim Costa

Graça Amorim

Levino

Alan Brandão

Renato Berger

Roberval Queiroz

Valdemir Virgino

O PRD é o partido do prefeito Dr. Pessoa, que disputa a reeleição.  

Graça Amorim tomará posse na Câmara de Teresina já na próxima semana



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES